terça-feira, 1 de novembro de 2011

FALANDO DA FORMA CERTA

      Comunicação não é o que você fala, e sim o que a pessoa que ouve entende.

      Você já passou pela situação de falar uma coisa e a pessoa que ouviu entendeu algo completamente diferente do que você disse? Isso acontece com muita gente, acontecia também entre Jesus Cristo e os fariseus (estudiosos da Lei), vez por outra sobre o que Jesus falava, quando não a confusão dos fariseus era sobre o que a Bíblia diz. 

       Em Matheus 15. 1-9 Jesus tem uma conversa séria com os fariseus, pois o questionavam, pelo fato de seus discípulos não lavarem as mãos antes de comer. Nessa hora o Senhor lembra aos fariseus que aquilo era algo muito pequeno comparado com o desrespeito que eles tinham com a Palavra Sagrada, conheciam-na muito bem, mas a aplicavam como bem entendiam, deixando de honrar corretamente pai e mãe. Nessa ocasião Jesus foi bem direto, porém a forma como ele escolheu falar às pessoas daquela época sobre o Reino de Deus foi com parábolas, histórias ilustrativas. 
      
      Os apóstolos de Cristo pregavam, escreviam. Hoje podemos utilizar a tecnologia a nosso favor, a arte, a música. Enfim, existem várias formas de transmitirmos uma mensagem, seja ela expressa por linguagem culta, ou coloquial, por gírias ou dialetos, representando uma cultura diferente da nossa... Não importa o que importa é se você realmente sabe do que está falando, e se está sendo compreendido.  Jesus enquanto esteve nesse mundo comunicava-se com as pessoas para mostrar o caminho certo que leva a Deus, ele não promovia uma religião (nunca disse que seriamos salvos se fossemos judeus, como ele), Jesus queria ser ouvido e entendido, proclamava tão somente o Reino do Eterno. 
     
      Como cristãos dispostos a seguir seu exemplo não devemos ter medo de falar e viver os valores do Reino é preciso escolher a forma certa com a qual as pessoas possam nos entender.

Deus abençoe a todos!

Ká Sant'Ana

Nenhum comentário:

Postar um comentário