segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Lição valiosa aprendida pela figura de uma criança


       Faz algum tempo eu tive o prazer de assistir um filme lindo e profundo, “O pequeno príncipe” baseado no livro de Antoine De Saint-Exupery, a película consiste numa mensagem de grande sabedoria, a personagem central é um “homenzinho pequeno”, assim como uma criança, recém chegado de outro planeta visita um homem adulto, um piloto de avião que se perdeu no meio do deserto, para lhe ensinar ao longo da história uma valiosa lição: o importante nesta vida não é o que vemos, mas o que enxergamos com o coração. Assim a raposa conversando com o pequeno príncipe, resume o sentido da história e ainda acrescenta que somos responsável por tudo aquilo que cativamos, deixando clara a mensagem que o que mais importa não é o que temos e sim quem somos e a maneira como influenciamos o mundo a nossa volta.

     Tão logo me lembrei da história bíblica do rei Josias, em II Reis 22. Ele era uma criança, fora ensinado pela mãe a observar os mandamentos do Senhor e a amá-lo. Tinha oito anos quando começou a governar Judá, legado deixado por seu pai Amom descendente do admirado rei Davi. Infelizmente Amom deixou para seu filho uma população idólatra que não amava nem obedecia mais ao Todo Poderoso. Porém, um belo dia quando o jovem rei Josias manda seu servo averiguar o andamento das obras no templo, que tinha sido profanado, um de seus sacerdotes encontra no meio dos entulhos a Palavra de Deus. Josias fica bastante comovido e decreta que o povo volte-se a obedecer à mensagem do Eterno e arrependam-se de seus maus caminhos.

     Nas duas histórias vejo algo interessante a figura utilizada para ensinar pessoas adultas a prestarem atenção no que realmente tem valor é a de uma criança. Jesus nos ensina que devemos ser como uma criança no sentido de mantermos nosso coração puro e o espírito reto diante de Deus para entrarmos em seu reino.

    Chamando uma criança, colocou-a no meio deles, e disse: "Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus. Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos céus. Quem recebe uma destas crianças em meu nome, está me recebendo. Mateus 18:2-5 (Bíblia NVI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário